terça-feira, 29 de outubro de 2013

BALANÇO DO DIA

Ontem, tivemos a primeira reunião da Câmara Municipal do Porto. Os pontos da agenda visavam as questões de funcionamento da Câmara, sendo o ponto mais importante o regimento, tendo Rui Moreira e o PS/CDS-PP apresentado para discussão e votação o mesmo regimento de Rui Rio, que continha normas ilegais e que limitavam os direitos e a intervenção dos vereadores da oposição. 
As duas normas ilegais visam limitar o período antes da ordem do dia e a possibilidade da actual maioria do suprimir e limitar a apresentação de pontos à ordem do dia apenas aos vereadores com pelouro. Ambas as normas violam o artigo 52° e 53° da lei das autarquias nº 75/2013. Nesse sentido, apresentámos propostas para repor a legalidade do regimento. Face também à nossa intervenção, o ponto do regimento foi suspenso e irá ser discutido e votado na próxima reunião, para poderem ser apreciadas propostas da oposição. 
Defendemos também que a periodicidade das reuniões da Câmara fossem semanais, também para poder haver mais reuniões públicas e um maior envolvimento dos vereadores da oposição, mas esta proposta acabou por não ser aceite. As reuniões serão efectuadas quinzenalmente. 
Por outro lado, criticámos que o presidente tenha chamado a si todas as competências com possibilidade de delegação da Câmara, o que limita a capacidade de fiscalização dos vereadores da oposição. Pedimos também que fosse revogada a ordem de serviço de Rui Rio que limita o acesso dos munícipes nas reuniões públicas de Câmara.

Sem comentários:

Enviar um comentário