terça-feira, 29 de outubro de 2013

EXIGIR QUE O NOVO EXECUTIVO MUNICIPAL RESOLVA A SITUAÇÃO DA SEIVA TRUPE

Dia 22 de Outubro, tivemos uma reunião com a Seiva Trupe da parte de manhã, onde também participou o deputado do PCP, Jorge Machado. Esta reunião foi pedida pela CDU na sequência da desocupação coerciva do Teatro Campo Alegre, que a Seiva Trupe foi alvo, na madrugada do passado dia 17 de Outubro. 
 Este é o culminar de uma perseguição por parte de Rui Rio, um acto de vingança, quatro dias antes da tomada de posse do novo executivo e quando existia uma providência cautelar e um PER interposto pela Seiva Trupe, utilizando a polícia municipal como se fosse uma «guarda pretoriana». 
Põe-se assim em causa uma das companhias de teatro de referência do Porto, com 40 anos de existência e reconhecida ao nível nacional e internacional, numa altura em que se encontrava, em tempo ensaio para espectáculos já calendarizados. Isto acresce, uma situação de redução dos apoios da DG Artes (uma redução de 80% em dois anos) e incumprimentos por parte da Câmara, no que respeita ao contrato de prestação de serviços.
Neste contexto, é lamentável silêncio do PSD, PS e do CDS-PP, nomeadamente de Rui Moreira e de Manuel Pizarro, que estabeleceram uma coligação pós-eleitoral, um acordo da troika para o Porto entre PS, CDS-PP e facções do PSD. A CDU na próxima reunião de Câmara irá questionar o novo executivo nesta matéria e exigir que seja encontrada uma solução para resolver com a maior brevidade possível esta situação. 
A CDU irá também questionar o Governo, em sede da Assembleia da República, nomeadamente a Secretaria de Estado da Cultura por causa dos cortes nos apoios e o MAI por causa da actuação da polícia municipal. Esperemos que o silêncio de Moreira e Pizarro não signifique, que também na cultura iremos ter a continuação da política de Rui Rio.

Sem comentários:

Enviar um comentário