terça-feira, 29 de outubro de 2013

VISITA CDU À TRAVESSA DAS BARROCAS

TERRENO E EDIFÍCIO DEVOLUTO AMEAÇAM SALUBRIDADE E SEGURANÇA
Dia 19 de Outubro, visitámos a Travessa das Barrocas, junto à Rua Costa Cabral, mais uma zona escondida da cidade, entre lameiras e uma quinta abandonada e ilhas de habitação. O edificado devoluto, incluindo muros ameaçam ruir, o terreno tem vegetação densa, entulho e lixo. Esta situação leva os moradores da zona a reclamarem, assunto que iremos levar aos serviços da Câmara Municipal do Porto, para intimar o senhorio a intervir no sentido de garantir as condições de segurança e salubridade.



ILHAS HABITACIONAIS NO PORTO
UMA REALIDADE QUE PRECISA DE UMA INTERVENÇÃO URGENTE
Visitámos também uma ilha habitacional que se encontra escondida nas traseiras da Rua Costa Cabral. Apesar das múltiplas propostas e chamadas de atenção da CDU para o problema das ilhas habitacionais na cidade, nos últimos 12 anos nada foi feito, nem mesmo a revisão do estudo das ilhas de 2001, proposto pela CDU e aprovado pelo executivo municipal. A CDU continua a defender um plano tripartido de reabilitação e erradicação das ilhas no Porto, onde vivem milhares de portuenses, muitos deles em condições de habitabilidade e salubridade indignas do século XXI. Portuenses esses que também se encontram numa situação de fragilidade social. Está tem que ser uma prioridade de intervenção social e de reabilitação urbana da cidade. Em Novembro iremos levar estas questões à reunião de Câmara e confrontar as restantes forças políticas com as suas promessas eleitorais. É necessário também uma intervenção reivindicativa da Câmara para garantir o necessário financiamento público deste plano, nomeadamente central e comunitário. CDU uma força de projecto e proposta, sempre próxima dos portuenses.

LARGO PÚBLICO OCUPADO
Na visita que realizámos, encontrámos também este largo público ocupado e vedado, com pessoas a morarem no seu interior. Vamos intervir junto dos serviços da CMP, no sentido de regularizar esta questão.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário