quarta-feira, 17 de julho de 2013

REQUALIFICAR AS PONTES DO DOURO

Hoje, da parte da manhã, estivemos numa conferência de imprensa junto à Ponte D. Luís I, sobre a necessidade de investir na conservação e manutenção das pontes do Douro, nomeadamente a Maria Pia (inactiva há 22 anos), a D. Luís I e a do Infante. Esta conferência foi feita em conjunto com os candidatos municipais da CDU em Gaia, Jorge Sarabando (câmara) e Paula Baptista (assembleia). 
A conferência teve por base uma proposta de resolução apresentada pelo PCP na Assembleia da República sobre este assunto. A proposta reclama que, sendo certo que a Câmara Municipal do Porto e de Gaia estarem de costas voltadas e não haver nenhuma cooperação intermunicipal no domínio das pontes, isto não pode isentar as responsabilidades, nomeadamente da REFER na conservação da ponte Maria Pia que é um monumento nacional ou das Estradas de Portugal no tabuleiro inferior da ponte D. Luís I e da ponte do Infante, que fazem parte rede rodoviária nacional. 
Deve haver cooperação entre os dois municípios para reivindicarem a nível dos poderes públicos responsáveis o investimento na conservação das pontes do Douro e em dar uma funcionalidade a ponte Maria Pia, nomeadamente para uma ciclovia e uma via pedonal. Em vez de tanto se falar em projectos megalómanos de novas travessias, era bom que se investisse na conservação e na requalificação do que existe.

Sem comentários:

Enviar um comentário