terça-feira, 11 de junho de 2013

ASSOCIATIVISMO VIVO, PORTO VIVO

Participámos nas comemorações do 115º aniversário do Circulo Operário Católico do Porto, mais uma associação centenária da cidade, com um passado de resistência anti-fascista e de colaboração com a JOC e a JAC. Apesar das dificuldades e desta associação, que é também uma IPSS, ter atravessado um período difícil, a verdade é que continua a manter a actividade, tendo um centro de dia e promovendo acções no domínio da cultura, recreio e desporto, como o ténis de mesa. A associação alberga também o Slot Clube do Porto. 
Este é mais um exemplo de um associativismo vivo que contribui para a integração social da sua comunidade local, apesar da abrangência ser maior. 
A Câmara Municipal do Porto tem que ter uma estratégia, não só de apoio ao movimento associativo, mas também de parceria estratégica com ele prol da cidade. A desertificação da cidade, sobretudo do seu centro histórico, aliada à promoção da desintegração de comunidades locais em virtude dos realojamentos, atinge profundamente associativismo. Precisamos de mudar de políticas, precisamos de um outro modelo de desenvolvimento para a cidade, que inverta a desertificação e o alargamento da mancha de pobreza. 
A CDU tem um projecto de desenvolvimento e quer que as forças vivas da cidade sejam parceiros estratégicos desse projecto. Está nas nossas mãos a mudança! Esta nas nossas mãos a sua concretização!


Sem comentários:

Enviar um comentário