quarta-feira, 26 de junho de 2013

CDU ANUNCIA JOSÉ ANTÓNIO GOMES COMO O NÚMERO DOIS DA SUA LISTA À CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

No passado dia 19 de Junh0, durante a apresentação do livro "Lembro-me" de José António Gomes, sobre o pseudónimo João Pedro Mésseder, na Cooperativa Árvore, foi anunciado que este fará parte da equipa autárquica da CDU e será o número dois da lista à Câmara Municipal do Porto. 
Escritor, professor e comunista, José António Gomes apresentou algumas das propostas da CDU na área da cultura, nomeadamente a existência de um pelouro da cultura e a devolução dos palcos da cidade, os teatros Rivoli e Campo Alegre. O livro apresentado tem como pano de fundo o dever de memória do autor sobre o Portugal da década 60 e 70, o Portugal do obscurantismo fascista. Uma memória que atravessa o Porto, o Norte, o todo nacional. Um Portugal de fome, miséria, analfabetismo, de pobreza, sem mobilidade social, sem serviços públicos ou segurança social como hoje os conhecemos, de medo, de repressão, de morte e da guerra colonial. Um Portugal que importa não esquecer, um Portugal também que nos ajuda a celebrar os valores e as conquistas de Abril. Um Portugal onde germinou das desigualdades a resistência e que forjou muitos na luta. 
Numa altura em que o governo tenta fazer um ajuste de contas com o 25 de Abril e muitos direitos estão a ter uma regressão que nos faz lembrar os tempos do 24 de Abril, importa trazer aos mais jovens a memória do Portugal que fomos, do Portugal que não queremos retornar, do Portugal que queremos construir e que o projecto de Abril foi apenas um início, naqueles 20 meses que mudaram muitas vidas e que abalaram Portugal (e não só!). 
Temos de reafirmar os valores de Abril na construção do presente e do futuro do Porto e de Portugal. Um Portugal de Abril! Um Porto de Abril!

 Foto: Na passada quarta-feira, Pedro Carvalho, Vereador e candidato da CDU à Câmara Municipal do Porto apresentou, na cooperativa Árvore, o livro LEMBRO-ME, de João Pedro Mésseder (nome literário de José António Gomes), com projeto gráfico de Ana Biscaia e chancela da editora Lápis de Memórias.

Pedro Carvalho adiantou José António Gomes como número dois da CDU à Câmara Municipal, referindo que será uma mais valia poder contar com o contributo deste Escritor e Professor do Ensino Superior na equipa da CDU.

José António Gomes na sua intervenção expôs alguns grandes eixos da política cultural que a CDU defende para o Porto: a restauração de um Pelouro da Cultura e da Educação, a devolução à cidade de equipamentos municipais como o Teatro Rivoli e a dinamização de uma rede descentralizada de bibliotecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário