Hoje, tivemos uma reunião de trabalho com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, IP (IVDP, IP), responsável pela
fileira do Vinho do Porto e pela sua promoção. O volume de negócios
gerado pelo Vinho do Porto e o património cultural que ele encerra,
necessitaria que houvesse mais investimento para a promoção, dos que os
parcos 2,9 milhões de euros perspectivados para
2013.
A marca Porto é mais que a cidade, é porta de entrada da região
Norte. O Douro, região demarcada do Douro (RDD) e o vinho do Porto são marcas
autónomas, mas englobadas na marca Porto, podendo potenciar o
desenvolvimento económico local e regional e promover a
complementaridade e a integração entre as zonas urbanas e rurais dos
municípios da RDD. Consideramos importante a criação de uma comissão
intermunicipal entre Porto e Gaia, para promover a marca Porto, no
contexto Douro e do vinho do Porto, que organizasse um Festival do Douro
que unisse as duas margens. Seria também importante, inserido num
contexto de requalificação e promoção dos caminhos do romântico, dar uso
ao solar do vinho do Porto, actualmente encerrado, numa parceria da
Câmara Municipal do Porto, com IVDP e a Escola de Hotelaria no Porto, com
intuito de ligar formação à promoção do vinho do Porto. Seria também de
considerar a existência de um selo de qualidade atribuído pela Câmara
Municipal do Porto junto da restauração, bares e pequeno comércio do
Porto, para ser plataforma de promoção de produtos regionais e locais de
qualidade, de onde se destacaria o vinho do Porto, com roteiro próprio.
O mercado interno é aquele onde o vinho do Porto mais potencial tem de
crescimento. Precisamos de outras políticas. A CDU tem propostas e um
projecto de desenvolvimento para a cidade. Temos que mudar o
Porto, reafirmar o Porto de Abril que queremos e precisamos, com
confiança numa vida melhor!
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