sexta-feira, 24 de maio de 2013

FESTIVAL DO DOURO E DAR USO AO SOLAR DO VINHO DO PORTO, DUAS PROPOSTAS DA CDU

Hoje, tivemos uma reunião de trabalho com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, IP (IVDP, IP), responsável pela fileira do Vinho do Porto e pela sua promoção. O volume de negócios gerado pelo Vinho do Porto e o património cultural que ele encerra, necessitaria que houvesse mais investimento para a promoção, dos que os parcos 2,9 milhões de euros perspectivados para 2013. 
A marca Porto é mais que a cidade, é porta de entrada da região Norte. O Douro, região demarcada do Douro (RDD) e o vinho do Porto são marcas autónomas, mas englobadas na marca Porto, podendo potenciar o desenvolvimento económico local e regional e promover a complementaridade e a integração entre as zonas urbanas e rurais dos municípios da RDD. Consideramos importante a criação de uma comissão intermunicipal entre Porto e Gaia, para promover a marca Porto, no contexto Douro e do vinho do Porto, que organizasse um Festival do Douro que unisse as duas margens. Seria também importante, inserido num contexto de requalificação e promoção dos caminhos do romântico, dar uso ao solar do vinho do Porto, actualmente encerrado, numa parceria da Câmara Municipal do Porto, com IVDP e a Escola de Hotelaria no Porto, com intuito de ligar formação à promoção do vinho do Porto. Seria também de considerar a existência de um selo de qualidade atribuído pela Câmara Municipal do Porto junto da restauração, bares e pequeno comércio do Porto, para ser plataforma de promoção de produtos regionais e locais de qualidade, de onde se destacaria o vinho do Porto, com roteiro próprio. O mercado interno é aquele onde o vinho do Porto mais potencial tem de crescimento. Precisamos de outras políticas. A CDU tem propostas e um projecto de desenvolvimento para a cidade. Temos que mudar o Porto, reafirmar o Porto de Abril que queremos e precisamos, com confiança numa vida melhor!

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