domingo, 12 de maio de 2013

VISITA DA CDU AO BAIRRO DE SÃO TOMÉ I




Na visita que a CDU hoje levou a cabo no Bairro de São Tomé, em Paranhos, do IHRU, ficou patente a revolta dos moradores, quer sejam inquilinos, quer sejam proprietários, pelo facto de se sentirem enganados, pois as obras há muito prometidas podem vir a ser pagas pelos próprios. 
 


A CDU solidariza-se com os moradores e mostra a sua preocupação pela possibilidade que com os aumentos de rendas anunciados e a situação das rendas em atraso, consequência da situação económica e social que vivemos, poderem vir a traduzir-se em despejos, de pessoas em situação socialmente fragilizada.

Iremos levantar estas questões na próxima reunião da Câmara Municipal do Porto e na Assembleia da República, questionando a tutela, a Ministra Assunção Cristas.
Durante a visita da CDU, constatámos mais uma vez a degradação do edificado, caleiras e entradas que afectam o Bairro. 
Os moradores vêem as obras adiadas há mais de 30 anos, apesar das promessas. 
As fotografias mostram o estado de degradação do edificado. 
É urgente que o IHRU assuma a responsabilidade da requalificação do bairro.


Algumas das arrecadações tão em tal estado que põem em perigo os andares superiores ou são usadas para o consumo de estupefacientes, quando têm acesso para a rua.


O Bairro de São Tomé tem um conjunto de lojas devolutas e a degradar-se há mais de 15 anos. Estas lojas podiam estar ao serviço dos moradores e da população local. Podiam estar a gerar receita para o próprio IHRU, se estivessem arrendadas. Mas parece que é mais simples aumentar as rendas dos inquilinos!


Sem comentários:

Enviar um comentário